- Área: 252 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Egil metalúrgica, Incepa, Meber, Otimum, TECNOCOM, granitos.com
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia inicial deste projeto, na praia de Xangri-lá, era dar os ares de uma casa de campo localizada na praia, aproveitando a área considerável que compunha o terreno. A fim de atender às expectativas dos proprietários, que gostariam de uma casa aberta, mas sem perder a privacidade, todas as faces da área social foram desenvolvidas integrando-se à área externa. Além disso, os recursos de iluminação natural e ventilação cruzada foram utilizados, com o objetivo de evitar o uso de ar-condicionado. A economia de energia também foi otimizada com o uso da tecnologia LED em todos os ambientes. As paredes de concreto, além de gerarem uma aparência ímpar bruta e rústica, oferecem vantagens quanto ao desempenho térmico e à baixa manutenção.
A casa possui cinco dormitórios amplos – quatro localizados no segundo pavimento, acompanhados de dois banheiros – e uma suíte no térreo, garantindo fácil acessibilidade. Além disso, a área social conta com um lavabo. A lareira foi desenvolvida voltada tanto para sala de TV, quanto para a sala de jantar, a fim de manter ambos os ambientes aquecidos no inverno. A cozinha encontra-se integrada ao espaço do jantar, por meio de uma ilha gourmet. A mesa de jantar transforma-se tanto em biliar, quanto em mesa de ping-pong – criando um ambiente propício para receber familiares e amigos, assim como a ampla churrasqueira localizada na área externa. Nas coberturas da sala de jantar e da varanda, foram utilizadas telhas termo-acústicas, que foram escolhidas não só por suas características principais, mas também devido à leveza e à resistência que oferecem.
O terreno ainda possui um amplo pátio, com vegetação abundante e uma piscina de fibra com aquecimento a gás, além do estacionamento, o qual comporta até cinco carros.